terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Caixinha




Acho que poucos sabem o amor incondicional que tenho por caixinhas de música.
Quando eu tinha uns 8 anos, ganhei de minha avó Rosa uma caixinha linda comprida que percorreu um longo caminho até ser embalada e virar meu adorável presente de Natal.
Muitas vezes eu olhava seu mecanismo para ver se aprendiar a fazer.
Quantas e quantas vezes eu dava corda na coleção de minha mãe quando ela saía para trabalhar.
Uma vez, quando criança, na extinta SEARS (no Brasil) eu vi uma de prata com a tampa em madrepérola toda trabalhada.
Curiosa, dei corda, abri e meus olhos verteram lágrimas de emoção.
Tocava "Thara´s Theme". Quem me conhece, sabe que esse é meu filme favorito.
Minha mãe não pôde comprar. Era caro demais, como todo produto importado naquela época.
Eu devia ter uns doze ou treze anos.
Lá pelos anos 80 e muitos, fui trabalhar na loja Sunny & Candy.
A loja era repleta delas. Eu dava corda nos bonecos e caixas, procurava a música favorita de meus clientes. Aquele lugar era um paraíso para mim.

A magia deste apetrecho é muito forte para mim.
Pudera ter todas as músicas que amo dentro de caixinhas coloridas.
Uma coleção imensa. Em todas as cores e formatos, vindas de todas as partes do mundo.
Hoje, estava lavando a louça e preparando o jantar.
Dedi chegou, pediu para que eu lavasse e secasse minhas mãos. Ele tinha um presente.
Fiquei triste, pois não havia me lembrado de nosso aniversário de namoro dia 11.
Sequei minhas mãos, abri o pacote e dele retirei uma lata de biscoitos.
Pensei: ok, uma lata de biscoitos.
Ele, mais ansioso que criança, pedia para que eu olhasse embaixo da caixa.
Dei a primeira volta na corda e ouço os acordes de "When You Wish Upon A Star".
Comecei a chorar. Inevitável.
Música de infância, objeto de infância e na frente da lata, a Sininho. Personagem de infância.
Voltei mais de trinta anos em um único gesto e chorei de emoção.
Emoção pura de criança que descobre dentro do pacote, aquilo o que mais queria.
Logo abaixo tem uma fotinho dela. Retirada do site do fabricante Jacobsens Bakery, da Dinamarca.
Se o fabricante e o importador soubessem o que representou para mim, trariam uma dúzia, todas diferentes que eu certamente faria a coleção.
Obrigada amor, por essa emoção tão linda que senti hoje.
Te amo!

Um comentário:

Unknown disse...

Clau, minha amiga querida, como pôde postar um comentário em meu blog dizendo que me ensinaria a tocar violão se eu a ensinasse a escrever? Os seus textos são lindos e o seu amor pelos seus filhos contagia. Eu não vejo a hora de engravidar. Quanto às caixinhas, quase enlouqueci com o seu texto. Que delícia! Ano passado fiz uma viagem ao estrangeiro (rs) e comprei uma caixinha de música linda para o meu filho ou minha filha que um dia virá, se Ele assim permitir. São dois soldadinhos de chumbo que dançam em cima da caixa de música. A música, agora, não me recordo. Mas é linda, assim como a caixinha, os soldadinhos e o objetivo deste presente: ver o sorriso de alguém que será a minha razão de viver. bjs, Paola