sexta-feira, 9 de abril de 2010

Eu queria uma receita



A receita para criar filhos.
A menina que entra na fase complicada da adolescência e que, por um vacilo se descuida.
Queria a receita e saber o que dizer e como orientar. Olho para ela e me vejo menina, insegura, sentindo-me feia, burra, entre outras características.
Como isso é complicado, nos revemos na história e muitas vezes queremos dizer aquilo que gostaríamos de ter ouvido. Mas trata-se de outro ser, outra vida, outra história e em um momento como esse é tênue a linha da confusão.
Por vezes, paramos para lembrar esta gritante diferença entre os mundos, mas às vezes escapa o script e mais vezes ainda, foge o que dizer.
A insegurança dela então se transfere para a mãe que fica a pensar se agiu e disse o que precisava e devia ser dito.
Flores em estufa. Qual adubo usar? Qual período de poda, rega? Quanta luz deve receber? E quando fizer frio? Ou muito calor...
Onde está a receita do que muitas vezes pode tratar-se de um erro irremediável. É uma vida que está em suas mãos. Quanta responsabilidade para alguém que ainda tem dúvidas, medos e inseguranças e os terá até o fim da vida.
O papo começa, rola bem, a mãe mostra algumas fotos para exemplificar. A menina ouve, apenas ouve. A mãe chora por lembranças, ou seria pela insegurança que sente?
Precisa mostrar-se forte, mas não consegue. Fracassa quando a voz embarga e as lágrimas caem.
A menina olha. Parece entender, mas no fundo continua tão confusa quanto antes.
Quero que se espelhe em mim? Quero que deixe de cometer os mesmos erros que tive o direito em cometer? Quero poupá-la ou quero que aprenda? Quero trancá-la na estufa ou quero que cresça livre sentindo o gosto das brisas e o frescor dos orvalhos?
O que fazer para que acredite naquilo que digo e que, certamente a favorece?
Queria abrir sua cabecinha e colocar tudo lá dentro. Arrumar as prateleiras e jogar fora aquilo que só está ocupando espaço.
Deixar bem à mão aquilo que serve e que vai ajudar. Os dicionários dos dilemas da vida, as perguntas respondidas como um faq, as frases de otimismo e auto-ajuda.
Como uma grande e infalível receita para ser feliz.
Tem tanta coisa ruim ocupando bons e acessíveis espaços. Muitas vezes sei que ficarei apenas observando ela arrumar, sem poder ajudar ou dar palpites, mas será doloroso, sei disso.
Por isso queria a receita. Seria tão mais fácil. Pouparia seu sofrimento e o meu.

Nenhum comentário: